quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pelas estradas da Bahia

Nas cidades baianas banhadas pelo rio São Francisco, a preocupação com a seca chega lenta, na velocidade da correnteza. A água está visivelmente mais baixa, mas o rio ainda cobre todo o leito, em algumas partes.

Barcos na beira do rio, no município de Angico, na Bahia. Foto: Rangel Moreira

A rotina nas cidades continua. Continuam também as atividades ribeirinhas, como a pesca, a lavagem de roupas e louças, as brincadeiras infantis, os banhos diários.

O sol lambe as águas do Velho Chico com a mesma avidez, talvez prevendo o risco de não mais ter um espelho para refletir suas cabeleiras douradas.

Nessa viagem, o sertão nos recebeu quente e empoeirado, como sempre. As pessoas sempre amáveis e receptivas! Já causamos espevitarias por aqui. Muitos aguardam o projeto! O Cinema no Rio está por vir...!

Carro do projeto Cinema no Rio, na estrada. Foto: Rangel Moreira

Texto enviado por Rangel Moreira, integrante da equipe do Projeto Cinema no Rio São Francisco, que começa em outubro. Parte da equipe viaja pelas cidades ribeirinhas. 

terça-feira, 3 de junho de 2014

Para defender o rio São Francisco!

O Rio São Francisco está em risco e é preciso defendê-lo. Por isso, o Comitê do rio São Francisco lançou a campanha Eu viro carranca pra defender o Velho Chico, que busca conscientizar a população sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio.

Uma das ações é o abaixo-assinado que reivindica a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no Conselhos Gestor do Programa da Revitalização do Rio São Francisco, instituído desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para participar é só acessar esse link: http://migre.me/jBoYu


Com isso, pretende-se que o CBHSF integre as discussões destinadas a reverter o quadro de degradação ambiental na bacia do São Francisco, potencializando os esforços comuns em prol da preservação ambiental e da melhoria de qualidade de vida da população ribeirinha.

A campanha, que não é contra ninguém mas sim a favor do rio, antes de tudo tem o objetivo de mostrar a preocupação crescente das populações ribeirinhas diante dos problemas atuais da bacia. Ou uma grande perplexidade face ao alto grau de desgaste e sofrimento desse rio tão importante para o povo brasileiro.
São problemas que impedem o Velho Chico de cumprir funções históricas básicas, como abastecimento público de água, pesca e navegação, enfrentando uma degradação ambiental sem precedentes, fruto das mais diversas causas.

Mobilize-se! Participe! Juntos vamos eleger o dia 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco!

O Chico é um velho guerreiro, rio do povo brasileiro!
Quem maltrata o São Francisco, maltrata o Brasil inteiro!

(Texto e foto retirados do site do Vire Carranca)