Atenção autoridades! A equipe inteira apresenta o mesmo sintoma: nos sentimos vazios. A nossa alma ficou no Velho Chico. É, ficou por lá. Decidiu que não ia mais voltar. Quis ver de novo o pôr-do-sol em Januária, tomar um café com os pescadores de Barra do Guaicuí, brincar nas prainhas que se formam em Pedras de Maria da Cruz, em tempos de seca. Enquanto o tempo dela passa devagar, no ritmo das águas do caudaloso São Francisco, a gente fica olhando para o relógio, marcando na folinha o momento de voltar e resgatá-la. Ou o momento de ser resgatado por ela.
Parte da equipe em Pirapora, no início da expedição. Foto: André Fossati
A verdade é que queremos ser resgatados: estamos ansiosos para voltar. Durante os quinze dias do Cinema no Rio tivemos o prazer de produzir dezenas de imagens, ensinar técnicas de fotografias para centenas de crianças e fazer exibições de cinema para milhares de pessoas. Fomos pagos com o conhecimento, as histórias e os sorrisos dos moradores ribeirinhos, sempre tão afetuosos. Quem, em sã consciência, ficaria feliz em dizer tchau?
Esse dia vai chegar. E enquanto isso, para os leitores que acompanharam a expedição (mesmo de longe), um recado do idealizador do projeto, Inácio Neves, e um vídeo produzido por Maria Ribeiro para mostrar um pouco da rotina da equipe durante os quentes e ternos dias que o nosso barco velejava em "alto-rio".
Queridos amigos,
Depois de muitas alvoradas e e entardeceres, entremeados de encontros, chegamos ao final da oitava edição do projeto Cinema no Rio São Francisco, com um desejo enorme de iniciar a nona. Pretendemos, no próximo ano, chegar até Juazeiro, na Bahia, navegando pela represa de Sobradinho, único local em que o projeto ainda não se fez presente.
Agradeço a toda equipe, aos patrocinadores, a Oi e a Petrobrás, aos ribeirinhos, a vocês que nos acompanharam e, principalmente, ao Rio São Francisco que, embora em agonia, continua possibilitando nossa passagem. Continuem acompanhando o Blog e aguardem os próximos capítulos!
Abraços, Inácio Neves
Produzido por Maria Ribeiro