quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Passagem secreta


André Fossati

A árvore parece contradizer a razão da existência humana. Entrelaçada na ruína de pedra, fica a dúvida. Será a gameleira que sustenta a igreja de trezentos anos, ou os seus galhos entrelaçados, o prenúncio da destruição das ruínas de pedra? Quebrar as muralhas que testemunharam mais de trezentos anos de história. A luz do cinema ilumina as folhagens da árvore entranhada na parede da igreja. Em sua frente o absurdo de uma tela inflável que traz a possibilidade da imagem em movimento. “Cadê meu amor que a noite chegou fazendo frio”.

Compondo a paisagem, um grupo de teatro se apresenta. Movimento, sons, cores. As crianças batem palma no ritmo da melodia. “Cadê meu amor que a noite chegou fazendo frio.” A seção de cinema em Barra do Guaicuí não se descreve por que faltam palavras adequadas. Em frente à igreja de pedra, construída pelos jesuítas no século XVII, uma tela inflável. No fundo uma árvore que surge das ruínas. Na frente, a cantoria do grupo que encena o sofrimento do Velho Chico.

Assistindo a tudo isso, um monte de criança inquieta que, quando pára de conversar para focar a atenção no grupo de teatro, é por que a cena é realmente muito encantadora.
“ê ô ô. Velho Chico”, cantaram.

A seção estava lotada. Na hora do filme da cidade, aquela gritaria. O louco da cidade, as crianças na escola, as professoras. Quando todo mundo reconhece o personagem na tela, arma-se o alvoroço. As crianças jogam papel, pipoca e o que tem pela frente no projetor. A sombra na tela os encantam. “Vocês estão atrapalhando a projeção”, grita o pessoal do cinema. E eles continuam testando e desvendando o que parece magia.


André Fossati

Sem fim

No século XVII os Jesuítas não terminaram a empreitada. Deixaram a igreja de pedra pelas metades. A guerra com os bandeirantes que escravizavam indígenas impediu o término da igreja que foi feita para durar para sempre. Em meados de 1930 surgiu a gameleira, entrelaçou-se e tomou conta da construção. Dentro da igreja a fantástica passagem secreta. Para uns uma lenda, outros tem argumentos históricos. A enchente encobriu o túnel que atravessava o rio. Para as crianças, a passagem secreta leva até a comunidade de Porteirinhas. Elas contam que o espírito de Fernão Dias mora lá na comunidade. Todo dia à tarde as crianças se reúnem na igreja para suas peraltices. Cheguei lá para fotografar e eles quiseram minha câmera. Quando eu pedi para fotografá-los eles retribuíram. “Vem cá que eu vou fazer foto sua”.

5 comentários:

  1. lindo dimais, esperamos bastante para vermos os melhores dos FILMES BRASILEIROS pena que o povo não curtiu muito o GAROTO COSMICO, mais tirando essa todos foram os melhores, o povo guaicuiense sabe valorizar o que nos temos de mais precioso e encantador...

    desde jaa agraço - Isabella Guaicuí

    ResponderExcluir
  2. Cabe ressaltar que a apresentação do grupo teatral Imagem e Contexto , fez uma maravilhosa abertura do Cinema no Rio nas cidades Ribeirinhas : Pirapora , Barra do Guaicuí , Cachoeira do Manteiga , São Romão e São Francisco com a peça :
    " São Francisco Vivo ".
    Mostrando a realidade em que o Rio São Francisco está vivendo .(Sendo assoreado e Poluído)
    E deixando bem claro que para a Transposição do Rio ocorrer , deve ser feito a Revitalização .
    E a peça teatral deixa um apelo aos Governantes e para a População : Cuidem do Velho Chico ! Pois ele nunca deixou nada faltar .

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo o Projeto Cinema no Rio, pelo trabalho de resgate da cultura barranqueira que valoriza acima de tudo o ser humano, ao mesmo tempo que concientizá-o e alerta para a preservação do rio São Francisco.Estive com a equipe do projeto em algumas cidades, sou testemunha ocular da grandeza e seriedade do projeto.(Marcelo Osório)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Isabella! A sessão em Barra do Guaicuí é sempre impressionante, fica sempre a ansiedade de que o ano que vem chegue logo para a gente poder exibir mais filmes.

    ResponderExcluir
  5. Roberta, a apresentação do grupo de teatro foi surpreendente. Pena que não deu para seguir o rio todo com a gente. Fica a vontade de ver a peça de novo!!

    ResponderExcluir